quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Estrada Real - Catas Altas - Santa Rita Durão - Camargos - Mariana


Nos despedimos de Barão de Cocais e depois de alguns quilômetros, margeando a Serra do Caraça, chegamos a Catas Altas. Neste trecho fomos somente pela planilha da Estrada Real e não tivemos problemas. O final do trecho é na Igreja Matriz de Nossa Senhora. Chegamos na hora do rango e conseguimos um almoço no restaurante Pico do Sol. Depois de almoçar fizemos o famoso quilo na porta da igreja, eu dei uma esticadinha e o André ficou lendo. Para conseguirmos água pedimos para uma Dona que estava na janela com sua linda netinha, conversamos sobre a região enquanto a netinha ficava fazendo gracinhas e escondendo para não tirarmos uma foto dela, felizmente conseguimos capturá-la na máquina. Que menina linda.
Serra de Catas Altas

Estrada Real - perto de Catas Altas
Igreja Matriz de Nossa Senhora
Catas Altas
A netinha e sua vó
Restaurante Pico do Sol

Essa parte da Estrada Real é bem tranquila, não tem aquelas subidas de matar e o visual é irado, sempre estávamos vendo a serra de Catas Altas. Passamos por Morro d'Agua Quente e fomos direto para Santa Rita Durão. Paramos no único restaurante aberto da pequena cidade de 306 anos. Subi, conversei com a dona sobre nosso projeto e conseguimos o jantar. O povo mineiro é bom demais.
Estrada Real
Com o barriga explodindo fomos procurar um lugar para dormir. O senhor que trabalhava embaixo do restaurante falou de uma pensão e fomos lá conferir. A pensão não está em muito bom estado e também precisa de uma boa reforma, mas em relação aos lugares que dormimos, o quarto que ela nos ofereceu estava de muito bom agrado, ainda mais que não gastamos para ficar lá. Algumas luzes não estavam funcionando, o banheiro pingava muito e alguns quartos estavam cheio de material de construção, parecia mais uma casa de filme de terror. Abaixo tem um vídeo que descreve melhor o que estou falando.



Pensão em Santa Rita Durão
André e Dona Cota
Igreja em Santa Rita Durão
O galã do Goiás Chola na pensão
Apesar de tudo, tivemos um noite bem tranquila, a senhora foi bem simpática conosco. Antes de sairmos de Santa Rita Durão passamos na padaria e dessa vez conseguimos o café da manhã, não é em toda região que as pessoas são tão simpáticas e de coração aberto assim, Minas Gerais é terra de povo bom mesmo. Passamos pelo povoado de Bento Rodrigues e, depois de uma subidinha, avistamos uma cachoeira, não pensamos muito e logo estávamos tomando banho. Só descobrimos que não era bom tomar banho ali depois de muito tempo. Chegamos em Camargos e ao perguntar a um rapaz sobre o rio, ele nos avisou que só na cachoeira que não era bom tomar banho, mas já era tarde.
Cachoeira Coliformes
O André mudou de ideia a tempo e não comeu a maçã
Logo chegamos a Camargos, apressamos o pedal porque a chuva começou a cair, por sorte deu tempo de nos escondermos no restaurante de Dona Silvana. Ela estava preparando almoço para 3 senhores que trabalham na região, um deles nos contou, e até se emocionou, sobre o projeto do primo Argus Caruso, Pedalando e Educando (clique para saber mais sobre o projeto).
Camargos

Conversa vai conversa vem, Dona Silvana liberou a gente para almoçar lá, comemos muito enquanto a chuva caia. Acabou que a chuva não parou mais e dormimos na área do restaurante mesmo. Levantamos e a santa dona Silvana tinha preparado um cafézinho com bolo de banana, uma delícia. Compensa muito ir para Camargos e conhecer os dotes culinários regionais de Dona Silvana.
As flores e a horta de Dona Silvana
Diego e Dona Silvana 

Crowdiano o restaurante
Na continuação do caminho, indo para Mariana, encontramos uns 4 ciclistas subindo separadamente. Enquanto descíamos, os ciclistas vinham com dificuldade na subida, e quando cruzavam com a gente o André Chola ia gritando: "ACESSE NOSSO SITE, PEDALAREPRECISO.COM.BR", uma vez publicitário... E nessa toada chegamos a Mariana, paramos só para encher o pneu pois queríamos chegar mais cedo em Ouro Preto. Pegamos mais uma serrinha para chegar e logo estávamos nas ladeiras da antiga Vila Rica...

Panorâmica de Ouro Preto...
Por Diego Minduim

Um comentário:

silvio antônio lourenço disse...

Olá Amigos, estou saindo de férias neste sábado, 12/1, e irei sair de BH p/ Brumal na minha bike. De lá pretendo seguir para Ouro Preto e depois Lavras Novas. Vou seguir as dicas desta viagens de vocês. Conheço um pouco a região, e já fiz a Estrada Real toda. Numa primeira etapa de BH a Diamantina, na segunda de BH a Paraty. Deixo meu contato lekodo@hotmail.com. Um forte abrço