terça-feira, 18 de outubro de 2011

Barão de Cocais - Santuário do Caraça

Santuário do Caraça

Saímos de Lagoa Santa na sexta-feira com destino a Taquaraçu de Minas, foram 62 km de terra, contando com os 10 km que erramos, foi nosso primeiro erro de caminho, ainda bem que tinha um atalho para voltar à estrada. Acordamos no sábado e nosso destino era Barão de Cocais, iríamos voltar para estrada real. Saímos de Taquaraçu de Minas e fomos direto para BR-381, conhecida como rodovia da morte entre BH e João Monlevade, durante o caminho vimos por que é chamada assim. A rodovia é cheia de serras, curvas e com trânsito intenso de carretas, ocorre muitos acidentes e, consequentemente, várias mortes. Foi a rodovia mais tensa que pegamos em toda viagem.

Péssimo acostamento
Quando paramos para encher os cantis, o André saiu na minha frente, não viu o marco da Estrada Real e passou reto, tentei alcança-lo para avisar do marco, mas ele não me ouvia devido ao transito intenso, acabamos indo pelo asfalto mesmo. Viramos no trevo de Barão de Cocais e seguimos em frente. Quando chegamos na cidade nada dava certo para nós, até que de repente a sorte voltou a nos acompanhar, conseguimos uma janta com uma senhora bem simpática e logo depois conseguimos um lugar para dormir em um posto. Quando estávamos com tudo pronto para dormir, apareceu o Cristiano, vereador em Barão de Cocais; começamos a conversar e logo ele nos chamou para ir até Ouro Preto com ele. Não pensamos duas vezes, e lá fomos nós rumo a uma noite na antiga Vila Velha. A festa seria na república hospício, onde o Cristiano era amigo de alguns alunos que moravam na república. Fomos muito bem tratados lá, a festa foi muito boa. Conhecemos 2 casais de BH e trocamos várias idéias, eles adoraram o projeto e acabamos conversando a noite inteira.
Galera de BH
República Hospício - Loucos Por Saias
Ouro Preto
Voltamos para Barão as 4 da matina, na ida eu tinha até passado mal devido as curvas da estrada, na volta dormi e não tive problemas, o André muito menos, dormiu a estrada inteira. Tínhamos marcado de ir para o Santuário do Caraça no domingo, levantamos meio dia e seguimos para lá. O lugar é fantástico, era um colégio de padres, onde antigamente estudaram algumas pessoas importantes, inclusive o ex-presidente Afonso Pena. Don Pedro II já se hospedou lá também, ele deixou a simples frase: “Só o Caraça paga toda a viagem a Minas”.

Palavras de D. Pedro II

O lugar tem muita história e vários lugares para tomar banho, por ter irmos tarde acabamos conhecendo somente o tanque grande. Lá no Santuário que as pessoas conseguem ver o lobo-guará, os padres dão comida para eles e o pessoal fica bem próximo dos lobos, infelizmente não conseguimos ver os lobos, o lugar estava muito cheio e tinha acabado de ocorrer uma queimada na Serra do Caraça, deixamos isso para uma próxima vez que voltarmos lá, e vale muito a pena voltar.

Tanque Grande
O Cristiano é uma pessoa incrível, sempre muito atencioso conosco e fez de tudo para nós, na verdade faz de tudo para todos, uma pessoa com um ótimo coração. No final do dia conhecemos Alessandra, irmã de Cristiano, conversamos muito com ela, mais tarde eles pediram salgadinhos para jantarmos, enchemos a barriga daquele jeito e acabou que ficamos mais uma noite na casa deles.

Pedra da Tartaruga

De manhã acordei e percebi que meu bagageiro estava quebrado, na hora bateu um desespero, mas logo fiquei tranqüilo, levei para soldar e agora está zero...

Bagageiro quebrado
Enquanto isso Alessandra estava preparando um ótimo café da manhã para nós, comemos mais aquele tanto e partimos para estrada. Cristiano, que também é ciclista, nos acompanhou por 20 km de estrada até o bicame de pedras (antigo aqueduto usado para lavar minérios), o bicame na época custou uma bagatela de 15 kg de ouro, com uma arquitetura intrigante é um lugar indispensável para os visitantes da Estrada Real.
André, Diego e Cristiano

Bicame de Pedras

Bicame de Pedra

Nos despedimos dele e seguimos viagem para Catas Altas. Agradecemos muito ao Cristiano por tudo que fez por nós, e também a sua irmã Alessandra. Vimos que o que os dois tem de melhor é de família, seu pai e sua mãe são ótimas pessoas também, obrigado por tudo pessoal.