segunda-feira, 21 de maio de 2012

Pirambu até Barra de São Miguel


Por Diego Minduim

De Aracaju para Pirambu foram 54 km em uma estrada repleta de dunas, com vista para o mar e bem plana. Chegamos ao final da tarde, demos uma volta pela cidade e achamos uma padaria de um paulista elétrico, comemos muito e fomos para o posto de gasolina da cidade onde passaríamos a noite. No outro dia antes de pegar a estrada, voltamos à padaria e fizemos mais um lanche reforçado. Agora sim, tudo pronto.
Estrada para Pirambu
Pôr do sol

Para evitarmos a rodovia BR e cortarmos um bom caminho, pegamos 50 km de estrada de terra, diga-se de passagem, uma das piores estrada que já pegamos. Tinha poucas subidas mas em compensação, muita costela de vaca, e para completar o conjunto as vezes aparecia areia no caminho. Depois de pedalar 24 km chegamos a Lagoa Grande, uma água caliente, ótima para um banho onde nos revigoramos e depois voltamos para estrada.
O André sofrendo na estradinha
Lagoa Grande
Lagoa Grande

Chegamos a Brejo Grande, já divisa com o Alagoas, conseguimos um barco que nos levou até o outro lado por 10 reais. Desembarcamos em Piaçabuçu, cidade na beira do Rio São Francisco, dormimos no estacionamento da prefeitura, em frente à delegacia. De manhã fomos atrás de uma padaria e pedimos informação para os moradores, um senhor conhecido como Alô-Alô nos deu café e leite, sua vizinha nos deu pão com ovos, um ótimo começo de estado.

Na divisa entre Sergipe e Alagoas
Piaçabuçu
Algo que estranhamos ao chegar ao Alagoas foi os avisos que o pessoal nos dava em relação a segurança; a maioria das pessoas que encontrávamos dizia para termos cuidado nas estradas e de maneira alguma pedalar a noite. O litoral sul do Alagoas tem poucas cidades e muita plantação de cana, as estradas que passam no meio do canavial são desertas.

Pedalando no meio do canavial

Escutamos os conselhos e partimos rumo ao Coruripe, chegamos à praia Miaí de baixo e conseguimos um almoço, ficamos pouco tempo lá devido ao arrocha que estava tocando no máximo. Com a praia bem movimentada decidimos seguir viagem e fomos até a praia Miaí de cima. Apesar de estar tocando as mesmas músicas que a outra praia, o clima estava mais tranquilo.

Praia Miaí de Cima
Saí em busca de um lugar para passarmos a noite e conheci a Peixada da Maria, a própria Maria me recebeu muito bem e então fiz meu segundo almoço, uma moqueca maravilhosa. Maria foi muito agradável conosco e permitiu que ficássemos no restaurante dela. Acordamos e ela estava de saída, mesmo assim nos deixou um ótimo café da manhã.

Acampamento no restaurante

Maria Simpatia

Peixada da Maria

Seguimos viagem pela rodovia AL-101, em muitos lugares víamos o lindo mar de Alagoas ao nosso lado. Paramos para almoçar na simpática cidade de Jequiá da Praia, conseguimos um belo almoço na Peixada do Sebal, na beira do rio. O André foi logo pulando no rio e não demorei muito para acompanha-lo.

Seu Sebal
No restaurante do seu Sebal em Jequiá da Praia
Quando voltamos a pedalar, a estrada virou uma montanha-russa no meio do canavial, subindo e descendo sem parar. Andar pelo canavial é um pouco assustador, sempre deserto e de vez em quando aparecia um carro todo queimado na beira da estrada. Olhamos para frente e a chuva estava chegando, aceleramos para não molharmos mas não adiantou, eram várias nuvens, passávamos uma e vinha outra nuvem carregada, fomos parar no mirante da praia do gunga. O lugar é incrível, só não foi melhor por causa da chuva que estava tampando tudo.

No canavial é tenso, olha o carro do lado esquerdo
Mirante do Gunga
Faltavam ainda 10 km para chegarmos a Barra de São Miguel, assim que a chuva acalmou seguimos viagem. Fomos chegar já de noite, na entrada já conseguimos uma janta, comemos e fomos atrás de um lugar para descansar. Em uma das ruas fui parado pelo Fábio, ele perguntou sobre as bicicletas, contamos a história e então ele nos convidou para passarmos a noite na casa dele. Uma linda casa próximo ao mar, bem decorada e com uma piscina maravilhosa. Muito obrigado pela atenção Fábio. Levantamos cedo, tomamos um bom banho de piscina, arrumamos a tralha e seguimos rumo a famosa Praia do Francês.

Casa do Fábio
Barra de São Miguel



Nenhum comentário: