terça-feira, 15 de maio de 2012

Mangue Seco

Depois de nos maravilharmos com a Praia do Forte, continuamos a estrada do coco em direção a Sergipe. Nossa próxima parada foi uma cidade chamada Porto de Sauípe, ao lado do famoso complexo hoteleiro Costa do Sauípe. Esse seria o último dia de pedal do Pedro Ivo, estava com o voo marcado para o dia seguinte. Chegamos à cidade e fomos logo para a praia da barra, encontro do mar com o rio, lugar lindo. Encontramos alguns donos de barraca que nos permitiu passar a noite ali mesmo.

Igreja em Mangue Seco
Dormimos na areia do lado do rio, alguns mosquitos mas também muito vento, tivemos uma noite tranquila. O único acontecimento foi um dono de uma barraca que foi lá a noite conferir o que estávamos fazendo, ele não sabia da nossa presença, conversamos e ele saiu tranquilo. O dia raiou e já estávamos pronto para seguir viagem, nos despedimos de Pedro Ivo e seguimos nosso caminho. Queria deixar aqui um grande abraço pro Pedro, nos acompanhou por um mês, viveu muitas coisas e nos ensinou várias outras, obrigado pela companhia xis... se quiser voltar será muito bem vindo novamente.

Pedro Ivo
Depois das melações seguimos rumo a Mangue Seco, que ficava um pouco mais longe do que imaginávamos. Tivemos que pernoitar em uma cidade chamada Conde, bem tranquila, dormimos no posto da cidade. Conseguimos um rio para tomar banho e deitamos cedo. Dia seguinte descobrimos que havia duas formas para chegar a Mangue Seco, pela praia ou então entrando em Sergipe e atravessando o rio de Balsa. Preferimos a segunda opção, continuamos na estrada do coco, atravessamos a divisa e chegamos a Indiaroba. Tudo muda, mudou o estado mudou todo o cenário. Mesmo assim prevalece a hospitalidade do povo brasileiro, logo conseguimos um almoço em uma churrascaria.

Travessia para Mangue Seco
Não paramos para descansar e logo voltamos para estrada, depois de virar no trevo para Pontal, onde se pega a balsa para Mangue Seco, meu pneu furou. Normal... o problema foi que a única bomba estragou, tirei o pneu, amarrei na bike do André e pedalei mais 18 km para ir e voltar da borracharia mais próxima. Aproveitei e comprei uma bomba nova. Ainda assim, atravessamos para Mangue Seco antes de anoitecer, conseguimos pagar 5 reais os dois com as bicicletas, incrível. Chegamos e conhecemos a Raimunda da pousada Grão de Areia, ela foi bem atenciosa conosco, acabamos deixando a bicicleta dormindo lá e fomos atrás de um pouso.

Vila de Mangue Seco
Caminhando para praia

Chegamos a Pousada Suruby, na beira do Rio Real que divide os estados de SE e BA. Estávamos bem cansados e tudo que precisávamos era uma boa noite de sono, o clima da pousada é único e dormimos muito bem. O pessoal da pousada era bem agradável e nos serviu um ótimo café da manhã.

Pousada Suruby

Depois do café, André ficou na pousada mais um pouco trabalhando no projeto e eu fui conhecer Mangue Seco. O vilarejo é famoso por que além de ser muito bonito, foi palco das gravações da novela Tieta, ela mesmo Tieta do Agreste, muitas dunas, coqueiros e um mar maravilhoso, ainda tem o rio que é ótimo para nadar. Mangue Seco vale a pena ser visitado, última praia da Bahia mas uma das mais belas.

Atravessamos agora para a Praia do Saco, já no estado de Sergipe, custaram 30 reais para os dois, bem diferente do preço de ida. Desembarcamos, arrumamos as bikes, ganhamos uma água de coco do rapaz da barraca e partimos rapidamente para a capital Aracaju.