domingo, 22 de abril de 2012

Salvador

Saímos de Morro na segunda e queríamos mesmo chegar à capital baiana, tão bem falada pelo caminho. Desembarcamos no atracadouro, arrumamos as bikes e logo partimos para Salvador. Tivemos um imprevisto na estrada, a bicicleta do André deu um problema mais não demorou muito para consertarmos, o que nos enrolou mesmo foi um pneu furado de um dos peões que estavam na fazenda onde paramos. A bicicleta dele é o famoso mornarkão, tirar o pneu desse trator é uma tarefa difícil, por fim demoramos mais de uma hora e não conseguimos remendar o pneu.

Não temos as fotos dessa parte pois perdemos a câmera do André.

Já era noite quando decidimos pernoitar na fazenda, os peões disseram que não tinha nenhum problema. Dormimos a noite inteira ao som da chuva. Quando acordamos ainda chovia um pouco mas mesmo assim decidimos pegar estrada, chegaríamos esse dia na 3ª maior cidade do país. Atravessamos Nazaré e pegamos sentido Itaparica, uma ilha enorme na Baía de Todos os Santos. O pedal não foi fácil, sol da Bahia é forte e isso causa um desgaste maior.

Ilha de Itaparica

Pedro Ivo e o visu

Foram 85 km até chegar ao terminal de bom despacho, onde está localizado o ferry-boat que atravessa a baía até Salvador. Negociamos um pouco e o que ficaria por 33 reais, ficou por 15. Fomos os últimos a embarcar, corremos com as bikes para pegar o pôr-do-sol do andar de cima do ferry

Salvador vista do ferry-boat

A travessia demorou pouco mais de uma hora e quando menos esperamos desembarcamos em Salvador...

Do lado de Salvador, estava nos aguardando o Josafá, nosso bike anjo (falar sobre os bike anjo), além de ir nos buscar no ferry, nos deu casa, comida e roupa lavada, literalmente. É um ótimo biker mas foi mesmo um grande anjo. Saímos do ferry e fomos pedalando para o Farol da Barra, passamos pelo Mercado Modelo e pelo elevador Lacerda, Josafá sempre ia falando com orgulho sobre a cidade, as coisas boas e ruins também.
Pedro, Josafá, André e Diego
Elevador Lacerda
A primeira impressão que tive de Salvador quando cheguei, foi de uma cidade grande com um trânsito intenso. Não demorou muito e logo estava eufórico pedalando pela orla, é sempre muito bom ver a galera praticando esporte, correndo, pedalando, jogando bola. Era terça-feira e estava acontecendo um passeio com o pessoal do Amigos de Bike, Josafá entrou em contato e fomos encontrar o pessoal. Pedalamos toda a orla acompanhados pelo Matheus, irmão de Josafá, que estava de moto segurando o trânsito atrás, isso facilitou muito.

Matheus na proteção do comboio

Já passava das 9 da noite quando vimos aqueles mais de 50 ciclistas reunidos pronto para pedalar. De repente conversávamos com todos, falando sobre o projeto, sobre bicicletas e também sobre Salvador. Tiramos muitas fotos e depois de enrolar um pouco o pessoal, eles foram pedalar. Olhei para o velocímetro e já marcava 105 km, queríamos um bom banho e cama.

Amigos de Bike e Pedalar É Preciso

Passamos a noite na casa de Josafá, no outro dia ele deu a chave de um apartamento vazio que tem em São Marcos. Depois do café da manhã reforçado, fez mais uma vez o belo serviço de bike anjo e nos acompanhou até lá. Acampamos dentro do ap e ficamos muito bem instalados. Nesse dia mesmo fomos para a praia porto da barra encontra nossa amiga Morgana, de Goiânia que mora em Salvador com o namorado Bruno, gente finíssima.

André, Morgana e Diego
Para chegarmos a tempo de ver o famoso pôr-do-sol na praia, eu e o André fizemos um pedal insano, foram 25 km em menos de uma hora andando acelerado na ciclovia. O bom de andar na orla é a ciclovia, o ruim é que não é em toda orla e nas ruas o tráfego de veículos é intenso. Estávamos sempre de capacete e tomando muito cuidado, a grande maioria dos motoristas foram educados e nos dava passagem sempre que fazíamos sinal, não tivemos nenhum problema pedalando em Salvador.

Orla de Salvador

A cidade é muito grande, nosso ap era em São Marcos, só nesse percurso de ir para o porto da barra, onde está a casa da Morgo, a praia, o farol da barra e tudo mais; tínhamos que pedalar 50 km, o bom é que as pernas estavam boas e isso só melhorou o preparo.
No outro dia deixamos as bikes na casa da Morgana e subimos a pé para o centro histórico, eu falo subimos porque é uma ladeirona até chegar à parte alta da cidade. Sem muita pressa chegamos ao centro, demos uma volta rápida por tudo e fomos embora para voltar com mais tempo depois.

Elevador Lacerda e Mercado Modelo

Voltamos, pegamos a bike e fomos para o Farol da Barra encontrar o pessoal do amigos de bike, agora íamos pedalar com eles. Foram muitos ciclistas, achei que seria ritmo de passeio, mas a galera aperta o passo, o pedal foi em um ritmo bom, o percurso foi indo para nossa casa o que nos alegrava ainda mais. Em um trecho encontramos a galera do Pedalada na Noite, vendemos muitos adesivos, tiramos fotos e seguimos com o Pedalada na Noite sentido av. paralela, a maior de Salvador. Galera acelerou de vez, passamos pelo Shopping Salvador e depois entramos na ciclovia no meio da avenida, nos despedimos de todos e seguimos um ciclista que nos ia indicar o caminho. Agradecemos o pessoal da bike em Salvador que nos recebeu e tratou muito bem, valeu mesmo galera.

Lucia fazendo propaganda

Noite de pedal em Salvador
Sábado fomos então fazer a tour turística pela cidade, fomos de ônibus até o mercado modelo, pagamos o valor de 15 centavos para subir o elevador lacerda e começamos a nos deslumbrar com aquilo tudo. São construções antigas com aquela arquitetura clássica, visitamos o Palácio do Governador, depois fomos á igreja com a maior quantidade de ouro do Brasil. O pelourinho todo tem muita história e é lindo, um lugar que merece ser visitado. Outro dia fomos para a escadaria do passo, rolou o Show do Gerônimo, estávamos acompanhados pela galera de Salvador, vibração forte no pelô.

Palácio do Governador
Igreja São Francisco ao fundo
Largo do Pelourinho
Escadaria do Passo
Sábado fomos com a Morgana e o Bruno para o MAM, estava rolando o evento JamNoMAM, o lugar é incrível, localizado na Baía de todos os santos bem aberto e agradável. Rolou um som massa! Os músicos revezavam os instrumentos e o som não parava. No meio do evento eu e o André vendemos vários adesivos, interagindo fortemente com a galera de Salvador presente no MAM, a cidade só nos surpreendia com coisas boas e com pessoas bem simpáticas.

Bruno e Morgana
Galera no MAM de Salvador
Jam no MAM
Conseguimos uma revisão na bike com o Roberto da ProBike, o pessoal lá fez um ótimo serviço em nossas bicicletas, que há muito não viam um mecânico, ficaram ótimas. Valeu moçada.

Um dos últimos que conhecemos em Salvador foi o elétrico ciclista Lucas Taccio, que com muita garra e força de vontade mantém a RádioBike Dance na internet. Fizemos algumas entrevistas com ele, uma no pelô e outra na loja do Cesar, ciclista com 47 anos dos quais 27 dedicados ao ciclismo.

Pedro, Lucas e André em Itapuã

Guerreiros do pedal

Lucas divulgou bem nosso projeto na Rádio Bike Dance, além disso, nos acompanhou saindo de Salvador até depois de Lauro de Freitas. Antes disso fomos todos encontrar o Josafá na faculdade onde trabalha, devolver a chave do ap e almoçarmos para nos despedirmos. O clima do almoço foi descontração total, os amigos de Josafá participaram do encontro também, foi uma bela despedida da cidade.

Almoço com os desenvolvedores

Seguimos nós 3 com o Lucas, parando uma última vez na praia de Itapuã, cantada tantas vezes por Vinícius de Moraes, e na praça do próprio Vininha paramos para vivenciar um pouco daquelas histórias. Pronto, fechamos com chave de ouro nossa passagem pela bela Salvador.

Diego, Pedro, André e Vininha velho saravá

Mais uma vez agradecemos ao Josafá, a Morgana e o Bruno, os grupos Amigos de Bike e Pedalada da Noite e o Lucas, sem vocês Salvador não seria a mesma... Pedalar é Preciso e seguir viagem também, vamo que vamo.