quarta-feira, 11 de abril de 2012

Praia de Pratigi


por Pedro Ivo


Antes de mais nada gostaria de agradecer aos dois grandes guerreiros pela iniciativa de sair por ai fazendo força nas pernas e desafiar o censo comum de que algumas coisas não são possíveis.
Estava morando lá do outro lado do atlântico quando me disseram que pedalariam e desde então eu disse "Brother, já estou com vocês". Demorou um pouco mais do que o esperado, mas praticamente 1 ano depois estava eu lá, sentado nas areias de Barra Grande, um dos paraísos do Brasil, quando nos encontramos para seguir viagem durante os próximos trinta e poucos dias.

percurso barra grande-pratigi (aprox 60km)
Depois de ter o privilégio da hospitalidade do Joaquim e sua família em Barra Grande, apanhamos o barco  e por volta de 1 hora e 40 minutos navegamos entre belas ilhas, longos mangues e chegamos à Camamu. Ao chegar lá, falamos com a turma da Secretaria de Turismo da região e nos deram o almoço num restaurante local. Delicias com farinha e pimenta.

rios e mangues - camamu

Com o tanque cheio, seguimos, o objetivo era chegar à praia de Pratigi (Ituberá) antes do por do sol, aproximadamente 60km de estrada. Estrada tranquila, acostamento espaçoso e sem buracos, um frentista nos disse que tinha uma cachoeira bacana no caminho e que valia a pena a parada.


Cachoeira fazenda de borracha Michelin

Por volta das 16h estávamos passando pela fazenda de borracha da Michelin e poucos metros depois a entrada para a cachoeira da Pancada Grande. Na entrada um lugar tranquilo pra deixar as bikes e uma fonte com água limpa. Trocamos uma idéia com o segurança, que já tinha morado em Goiás e tinha muita historia pra contar. ê Goiás! ;). 50 metros de queda, uma escadaria mortal e deliciosas piscinas na parte de cima, vale muito a visita.

cachoeira da pancada grande, reserva ambiental da michelin

Chegamos em Ituberá pelas 18h e o André teve um problema com a corrente da bike, até arrumar já tinha escurecido, como faltavam mais ou menos 20 e poucos km,  decidimos continuar a noite. Foram uns 8km de tensão, ônibus, caminhões, carros e pouca visibilidade no acostamento. Imagino que eram umas 8 da noite quando chegamos à entrada da praia. Dai pra frente, tirando as 2 subidas mortais que não consegui pedalar, foi tranquilo.
Chegamos lá a noite e já avistamos a turma das barracas em uma confraternização noturna, fomos muito bem recebidos e já conhecemos todo mundo. "Ganhamos" uma barraca vázia (devido à baixa temporada) para ser nossa casa, melhor impossível, 30 metros da praia, sombra e ducha com água de mangue cheirosa! =P

Acampamento barraca desativada

Nossa propriedade por dois dias
O objetivo era ficar uma só noite, mas como no outro dia foi meu aniversário, acabamos decidindo ficar por lá mais uma noite e curtir o dia. Conhecemos praticamente todos os que vivem lá. Pessoal bem tranquilo e hospitaleiro. Ganhei um curso intensivo de pescaria com rede, como andar no mangue e pegar siri(guaiamun?) e por final, ainda ganhamos uns peixes e uma panela de feijão com banana para comemorarmos o aniversário. Só alegrias.


manhã de aniversário na nossa "casa" em pratigi
Pra quem não conhece, Pratigi é a praia onde acontece o festival de música Universo Paralello, como já tinha ido à um festival lá, eu já conhecia a praia. Os meninos gostaram, uma praia grande, bonita, água mais quente da viagem até agora e muitos, muitos cocos!!! Acabou que nem fomos ao local da festa, no terceiro dia de manhã arrumamos as coisas e seguimos caminho.

barraca do lelo, pratigi
Neste caminho entre a BA-650 e a praia existe a Comunidade Quilombola Jatimane, um pessoal tranquilo e muito simpático, tanto na ida como na volta nos deram água gelada, sorrisos e algumas histórias. Muito obrigado a todos pelo apoio.

ps: Criamos uma lojinha e colocamos lá alguns produtos do projeto para quem quiser ter uma lembrança nossa e ainda nos ajudar com os custos da viagem (é tudo bem baratinho!!!), por enquanto temos apenas chaveiros e adesivos, mas assim que formos firmando mais parcerias vamos colocando mais coisas lá. E se você tem outras idéias para nos ajudar a continuar pedalando, por favor avise-nos ;)

Estrada...




Nenhum comentário: