quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Rodovia BR-101 sentido Bahia




Caminhão carona Br-101
 Dia 21 de dezembro eu comecei meu percurso para Bahia. Queria chegar para o natal e sabia que teria que pegar carona de caminhão para conseguir. Pedalei até Rio das Ostras e de lá segui para famosa e perigosa BR-101, Rio -Bahia. Me informei sobre o posto com o maior número de caminhoneiros e então resolvi andar 10 km no sentido contrário da Bahia pois encontraria um posto com boas possibilidades de carona. Pedalei a noite cheguei ao posto, arranjei uma janta e dormi na rede ao lado da bike.
 
Local do lanche antes de entrar na Br-101

Pôr do sol - Rodovia Br-101

Restaurante - Posto de gasolina

Acampamento posto de gasolina

Acordei ás 07:00h e muitos caminhoneiros já tinham partido, conversei com um frentista e ele me disse que havia postos de gasolina mais cheios pelo caminho. Então peguei estrada. Pedalei cerca de 50 km e parei em um posto antes do almoço. Perguntei á todos os caminhoneiros sobre uma carona e a maioria deles estava seguindo sentido Rio de Janeiro. Logo vi que teria que pegar caronas curtas para as cidades mais próximas. De noite consegui uma carona de pouco mais de 100 km e consegui atravessar a fronteira do Estado do Espírito Santo.

 
Ponte Br-101
Fui avisado que era um posto cheio de puta e teria que ficar de olho nas minhas coisas. Cheguei e já fiquei na parte de fora do posto vendo todos os caminhões que chegavam viajando no destino que eu queria. E logo um ser do mesmo sexo que o meu chegou: “Você está viajando de bicicleta?” e então“...eu faço programa...” . Armei uma cara feia e logo a bicha estava do lado oposto da rodovia. Chegou um cara de moto acenou para ele, que desceu no meio do mato e sumiu na escuridão. De longe uma mina menor de idade dançava mostrando seu preço e logo um caminhão passou e levou. Elas simplesmente entram na cabine sem muita conversa e são deixadas em qualquer lugar pelo caminho. Uma tristeza! Não consegui carona e fui armar minha rede atrás de alguns caminhões. Muito mosquito, cansado e um pouco preocupado com minhas coisas. Dormi.
Acampamento posto 2

Tentando dormir

Acordei ás 06:00h conversei com vários caminhoneiros e nada. Consegui um lanche magro e resolvi seguir pedalando para o próximo posto. Cheguei para o almoço horrível e então continuei um pouco mais para um posto mais conhecido da região. Lá consegui mais outra carona de 150 km. Caminhoneiro jovem, não tomava rebite e respeitava os limites de seu corpo. Mas disse que têm vários caminhoneiros que viajam5 dias seguidos sem dormir. Muitas empresas preferem transportar suas mercadorias com esses malucos, o que acaba gerando uma necessidade para os caminhoneiros terceirizados de se adequarem ao estilo pupila dilatada. Uma velocidade irresponsável e muito perigosa.
A ponte do rio que caiu

A ponte do rio que caiu
De noite dormi na rede novamente e ainda faltavam 500 quilômetros para chegar em Eunápolis e de lá partir para o paraíso e curtir o natal com o Diego e nossos amigos. Mas imaginei que poderia passar o natal na estrada. Acordei no dia 24 escrevi bem grande em uma camiseta branca “Carona pra Bahia?” e pedalei uns 80 km até outro posto capixaba e felizmente consegui carona com um caminhoneiro Rock and roll até Eunápolis. Muito solícito amarrou minha bike em cima da carroceria que estava totalmente cheia de Pepsi e acomodei minhas bagagens na cabine que não tinha o banco da frente.

Ciclista Br-101

Bicicleta amarrada com cinta em cima do caminhão
 Cinquentão, com uma bandeira da Inglaterra amarrada na cabeça e um dente de algum bicho no peito. Em um dos olhos ele tinha uma sombra desenhada, figurassa. Fortão, surfista, deu uma volta no mundo em um barco turístico e juntou grana para comprar o caminhão. Ele me falou “..você já viu caminhoneiro assim?” e olhou para si mesmo. Realmente ele não tinha nada a ver com o estereótipo barrigudo desleixado de um caminhoneiro. Organizado e muito saudável levava consigo, muita fruta, pão de grãos da melhor qualidade, mel, azeite e um liquidificador industrial onde ele preparava vários sucos. Quando paramos para comer ele fez um de couve com limão que ficou uma maravilha. Não comia a comida podre de restaurante de estrada. Fomos conversando e ouvindo rock androll no último volume.

Carona caminhoneiro

Caminhoneiro Rock and Roll
 De hora em hora ele xingava os motoristas burros da rodovia e toda vez que eu abria a boca, ele falava “ãh?” e abaixava o som para me escutar. De tanto rock androll na cabeça ele ficara meio surdo. No meio de uma conversa senti falta da minha bolsa de guidão e então percebi que a tinha deixado no posto. Fiquei puto! Meus adesivos, minha lanterna de cabeça e meu diário. Uma tragédia, catástrofe, apocalipse. Dormi um pouco e cerca de 21:00h chegamos em Eunápolis.

Caminhão Rock and Roll
Arrumei minhas coisas em um posto cheio de putas novamente e uma ofereceu seus serviços. No thanks! Voei para a rodoviária e descobri que não tinha mais ônibus para Caraíva. Tentei carona e não queria pedalar 120 km de noite. Tive que dormir por lá. Muito cansado resolvi que iria pagar para cochilar. Arrumei um quarto R$ 12,00 com televisão para passar meu natal vendo a missa do galo matando tempo e mosquito. Não tinha mosquiteiro e estava um calor dos infernos. Ou ficava suando debaixo do lençol recebendo picada só na cara ou então tirava o lençol e virava a festa do boi para os insetos. De hora em hora eu levantava para assassinar mosquitos que quanto mais levavam meu sangue, mais lentos ficavam e mais fácil era conseguir assassina-los. Que natal horrível, só consegui dormir ás 06:00 h e logo cedo a dona da mosquitaria veio me lembrar o horário do despejo. Levantei arrumei a bike e segui para a rodoviária. Uns policiais gritavam com um baiano infrator e então aguardei o ônibus chegar. Em pouco mais de 3 horas chegaria no local mais maravilhoso da viagem. Caraíva...

Rodovia Br-101


Um comentário:

Anônimo disse...

Olá amigo, continua postando ai to querendo fazer o mesmo percuso que tu ta agora na 101 bahia