quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Lençóis Maranhenses - Barreirinhas

Antes de chegar a Barreirinhas, porta de entrada para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, tivemos um caminho longo e complicado, nossa melhor opção era pegar um jipe. Entre Tutóia e Paulino Neves a estrada é asfaltada e tranquila, depois começa um trecho com muita areia passando pelo meio das dunas. O motorista tem que ser bom no volante e conhecer bem a região, muito buraco pelo caminho e o jipe balança muito. O caminho é lento, confuso e, as vezes, estreito passando no meio da mata, o André para apanhar caju bastava esticar o braço e pegar.

Chegamos por volta de 1 hora da tarde e fomos direto para a Pousada do Rio. Conseguimos uma parceria com a Lotus Turismo, a agência cedeu os 2 passeios (Lençóis e Rio Preguiça) e ainda conseguiu uma estadia na pousada. Estávamos morrendo de fome e por sorte o pessoal da pousada nos convidou para o almoço, fomos muito bem tratados por lá, agradecemos a todos pela atenção. A pousada é na beira do rio, o quarto tem uma sacada com uma rede, ar-condicionado, televisão e o café da manhã completo, tudo que precisávamos para nos recompor dos dias anteriores.

Pousada do Rio

Já no primeiro dia saímos depois do almoço e fomos direto para os Lençóis. Outubro não é a melhor época para se visitar os lençóis e as lagoas estavam quase todas secas. A melhor época para ir é entre os meses de junho e agosto, onde se formam lagoas azuis entre todas as dunas. Mesmo visitando somente a Lagoa Azul, que é ótima para banho, ficamos maravilhados com tamanha beleza do parque. As pernas sofrem com os sobe e desce das dunas mas tudo é compensado pelo visual. Ficamos por lá até o sol se por, é no crepúsculo que se inicia outro espetáculo, o céu toma várias cores a cada minuto, a todo instante é um novo quadro, difícil é segurar a emoção de estar em um lugar tão mágico.

Lençóis Maranhenses

Lagoa Azul

Acordamos cedo para o outro passeio, descer o rio preguiça até a vila de Caburé a beira mar. Saímos de Barreirinhas em uma lancha de alta velocidade, agora acompanhados de um grupo, e começamos o passeio passando por um manguezal gigante, em alguns trechos o mangue alcança até 30 metros. Nossa primeira parada foi em um local chamado Vassouras, um barzinho na beira do rio, rodeado por dunas que está comendo a vegetação e por macacos larápios (quem já foi na UFG conhece bem esses macacos). No caminho conhecemos o Edu, um paulista empresário do ramo de brinquedos e moveis de madeira, conversamos sobre muitas coisas, desde negócios a problemas sociais relacionados ao crack. Conhecemos também 2 francesas que moram na Guiana Francesa e estavam fazendo um Fast Tour pelo Brasil, poucos dias em vários lugares. Pelo que entendemos elas fazem parto na Guiana, o inglês delas não era dos melhores, e o nosso também é um pouco limitado, o André conseguiu ajudar elas com o almoço e tivemos várias tentativas de conversas sem muito sucesso. Outra parte do passeio que gostei muito é a vista ao Farol Preguiças, depois de subir dezenas de escadas temos uma vista maravilhosa de toda região.

Vassouras
Lá as areias vão cobrindo tudo

Farol Preguiças

Vista do Farol

Caburé

Praia em Caburé

Para finalizar em Barreirinhas fomos presenteados com um banquete de salada e uma deliciosa pizza no Marina Tropical pizzaria. Acordamos cedo, tomamos café da manhã e voltamos para estrada para 3 dias de pedal até a Jamaica brasileira, São Luís.