sábado, 6 de outubro de 2012

Fortaleza


Fortaleza
Chegamos em Fortaleza debaixo de um sol em brasas. Foram 110 km até a Praia do Futuro 2 onde tínhamos reservas no Hotel Porto Futuro. Antes de chegarmos tentamos conseguir um almoço, estávamos já com a vista embaçada de tanta fome. Nada conseguimos nas poucas opções que tínhamos e assim resolvemos acabar de chegar, tomar um banho e tentar novamente. O Hotel é bem grande com centenas de quartos e nos alojamos no primeiro andar bem próximo a piscina e o café da manhã.

Hotel Porto Futuro
 Na segunda tentativa gastronômica free também não tivemos êxito e fomos almoçar em uma padaria. Comecei a sentir meu joelho doendo e isso me preocupou um pouco já que nunca sentira nada e não sabia o que poderia ser. Quando voltamos para o quarto pedi gelo na recepção e fiquei de repouso o dia todo. Decidi que precisava repousar ao máximo por uma semana para evitar qualquer problema maior. Fiz algumas pesquisas na internet e a dor poderia ser devido ao esforço contínuo em pedaladas com a marcha pesada e para evitar tal desgaste é preferível pedalar com um giro maior em marchas mais leves. Mas por enquanto muito repouso. No dia seguinte fomos tentar vender adesivos no ônibus, bares e restaurantes mas foi o maior fiasco da viagem. Tivemos pouca receptividade e acho que devido aos inúmeros vendedores ambulantes que rondam a cidade tentando vender esculturas de lata, anel de coco ou cigarro de maconha.
Mais tarde o Diego partiu para o Pernambuco atrás da amada e eu fiquei mais um dia no hotel.

Fortaleza
Amanheci conferi o belo café e depois migrei 9 km bem lentamente para meu novo lar durante quase uma semana no Angica Golden Hotel. Um quarto com tudo que eu precisava para deixar o joelho de molho, ler, ver dezenas de filmes e conectar ao mundo virtual rapidamente. Fiquei literalmente entocado por uma semana só saindo para o café da manhã, almoço e muitas vezes nem isso já que fiz uma pequena compra no supermercado para lanches rápidos no quarto mesmo.



Angica Golden Hotel

Angica Golden Hotel

Angica Golden Hotel

 Minha próxima parada foi no Rolling Stone Hostel na Praia de Iracema. Lá conheci um monte de gente e resolvi sair e conhecer o famoso centro cultural Dragão do Mar. Muita moça bonita, jovens, música e álcool. Na minha passada por lá estava rolando um show do Matanza que pude conferir de fora por alguns minutos. Achei muito massa essa parte da cidade. Sentei em um bar e fiquei escrevendo uma poesia sobre a Estrada Real para concorrer a um Imac top em um concurso sobre o belíssimo caminho das pedras. O resultado foi esse:

Estrada Real

O início
Energia cinética amolada
Pedra bruta pendurada
No prédio barroco

O músculo
Foi pintado de preto
Em um trato discreto
Escrito depressa

Eles encontraram
E hoje achamos um charme
Um achado
Um prato cheio

No meio da jornada
Não se conhece a chegada
Pois o meio
Está sempre no fim

Muito longe de mim almejar um lugar ao sol com o artesanato das letras, mas não custa nada passarinhar um pouco no infinito universo da arte. Na volta sentei em outro bar e pude ver um lado negro da cidade. Várias prostitutas laçando clientes com todas as cartas da manga em um bairro nobre. Fortaleza é conhecida pela prostituição explícita em suas ruas e um morador disse que a maioria dos puteiros são de gringos que vem para o Brasil enriquecer através do turismo sexual. Uma infelicidade que está longe de ter fim.

Rolling Stone Hostel

No dia seguinte o Diego chegou e reatamos a parceria novamente. Demos uma volta pela orla e fomos para a casa do Cauê onde dormimos duas noites. Família bastante unida provisoriamente em um pequeno apartamento em Iracema. Sua mãe quebrara o cotovelo e estava precisando da ajuda dos filhos até para comer. Cinéfila, conversamos bastante sobre cinema e sua família foi muito gentil em nos acolher. Um grande abraço a todos.

Praia de Iracema - Fortaleza

Praia de Iracema - Fortaleza
Por ter ficado bastante tempo entocado acabei que não conheci muito bem a bela cidade de Fortaleza, mas repousar faz parte de uma viagem sobre duas rodas com tração humana. Nossa próxima parada? Jericoacoara...

Nenhum comentário: