terça-feira, 9 de outubro de 2012

Jericoacoara


Saímos de Fortaleza pensando somente em nossa próxima parada, antes de chegar teríamos 3 dias de pedal. Pegamos a estrada sol poente e nossa primeira parada foi no povoado de Padre Anchieta, conseguimos um almoço em um posto e ali mesmo passamos a noite.

Padre Anchieta

O sol do Ceará sempre muito forte, nenhuma nuvem no céu e quando o pneu furava era difícil achar uma sombra na estrada para fazer o reparo. No segundo dia chegamos a Itarema, dormimos em um posto, nos escondemos tentando fugir mesmo do barulho do comício que estava ocorrendo na cidade. Acordamos ansiosos e só queríamos saber de chegar ao paraíso.

Sofrendo para remendar o pneu na caatinga do Ceará

Chegamos a Jijoca de Jericoacoara no meio da tarde, e como o caminho para Jericoacoara é no meio das dunas não fomos pedalando, pegamos um transporte bem comum lá, uma D-20 adaptada para carregar passageiros, não é muito confortável mas isso não importa, tudo vale a pena.

O André espremido junto com as bikes
Dunas no meio da estrada

Nossos primeiros dias passamos na pousada Senzala dos Amigos, das simpaticíssimas Sabrina e Natália, duas argentinas que largaram suas vidas lá e vieram viver em Jeri. A pousada é bem aconchegante, tem um ótimo café da manhã, mas o melhor de lá são as meninas que fizeram de tudo para que tivéssemos ótimos dias por lá.

Pousada Senzala dos Amigos

Pousada Senzala dos Amigos

Pousada Senzala dos Amigos

Diego, Sabrina, Natália e André

Saímos para conhecer a praia e também atrás de um lugar para tocar, logo no primeiro restaurante conseguimos, além de tocar vendo o maravilhoso pôr do sol em Jeri (devido à localização de Jeri o sol se põe no mar), ganhamos 50 reais e um belo almoço, começamos muito bem.

Fazendo o som no pôr do sol


Todos pelo caminho falavam que em Jeri iríamos nos dar bem com a música, muitos bares e restaurantes fazem música ao vivo por lá. Tocamos várias vezes lá, e um dos lugares que mais tocamos foi no Restaurante Manzuá. Conhecemos o Reco e ele agenciou umas serestas lá no restaurante. Reco é um cara figura e simpatia, ele é o pesca cliente e faz seu trabalho muito bem. Um abraço grande Reco.

Estúdio em Jeri
Tocamos no Restaurante Dona Amélia, onde ocorre o famoso forró as quartas e sábados. Quem nos auxiliava lá era o Enzo, de início ele ficou puto pois não guardamos sua mesa e cabos, mas depois ficou tranquilo e ainda sempre que precisava nos emprestava algum equipo.
Outra pousada que ficamos é chamada Aki Jeri, lugar muito aconchegante e tranquilo, o que mais me impressionou lá é a vista que se tem do pôr do sol e da duna pôr do sol, todo fim de tarde era na sacada da pousada.

Pousada Aki Jeri

Pousada Aki Jeri

Pôr do sol da sacada

duna pôr do sol vista da sacada

Um dia subimos na duna pôr do sol, ato sagrado em Jeri, todo fim de tarde a duna está cheia de pessoas olhando para o mar vendo o sol descer, apesar do muito vento e da areia nas costas vale muito a pena ir lá em cima. Outro passeio bem famoso em Jeri é a pedra furada, caminhando pela praia uns 30 minutos e logo está em mais um cartão postal de Jeri. Nos mês de Julho é possível ver o sol se por no meio da pedra.

Pôr do Sol - Jericoacoara

A caminho da duna

Jericoacoara ao fundo
Pôr do Sol 

Praia da Malhada
Na trilha para pedra furada
Pedra Furada - Jericoacoara

Pedra Furada - Jericoacoara

Pedra Furada - Jericoacoara

Ficamos também na Pousada Alquimia, da Márcia. Uma mulher muito agradável e simpática, foi bem atenciosa conosco, o café da manhã uma delícia e sua companhia sempre era resultado de ótimas conversas.

Pousada Alquimia

Pousada Alquimia

Pousada Alquimia
Seguindo nossa tradição nômade fomos agora para a pousada Naquela Jericoacoara, passamos ótimos dias por lá, o café da manhã é variado e em um local bem agradável com vista para o mar. O quarto é bem espaçoso e ainda tem uma sacada de onde se vê toda pousada. E no meio de tudo está uma piscina deliciosa. Acho que por ser muito quente no Ceará toda água própria para banho fica melhor ainda do que já é.

Pousada Naquela - Jericoacoara 
Pousada Naquela - Jericoacoara 

Pousada Naquela - Jericoacoara 

Pousada Naquela - Jericoacoara 
Próximo a Jeri existem várias lagoas de água doce e deliciosas para banho. A mais conhecida é a Lagoa do Paraíso, o nome já diz tudo, o lugar é maravilhoso e a lá se toma o melhor banho que se possa imaginar, a água é da temperatura certa, lá que tem as redes dentro da água.

Lagoa do Paraíso

Lagoa do Paraíso

De boa na lagoa

Lagoa do Paraíso

Lagoa do Paraíso
Fizemos alguns shows também no Tortuga Jeri, da querida mineira Roberta. Sempre que tocávamos lá o astral era garantido. Outro mineiro que conhecemos foi o Marcelo, sempre que precisamos ele emprestou a caixa para fazermos o som. Minerada e goianada é tudo parente.

Tocando no Tortuga Jeri
Jeri foi o lugar que mais gostamos na viagem, bem rústico e organizado, alguns poucos problemas que não conseguem atrapalhar nenhum pouco toda beleza vista por lá, gostamos tanto de lá que o André quase está voltando para morar. Um verdadeiro paraíso preservado, a cidade fica dentro do Parque Nacional de Jericoacoara e rodeada de dunas que dificultam seu acesso. Dentro de algum tempo estará pronto o aeroporto internacional de Jericoacoara, que fica a 15 km de Jijoca, creio que isso aumentará o fluxo de turistas, cuidamos agora para que esse paraíso permaneça por muito mais tempo lindo e preservado.













Um comentário:

Anônimo disse...

Conheci Jeri...realmente um dos lugares mais dignos da beleza da natureza brasileira... voltarei sem dúvida e mais que recomendo.