sexta-feira, 27 de julho de 2012

João Pessoa


por Diego Mendonça

Segui sozinho para João Pessoa, o André ficou em Olinda e eu fui ao encontro do nosso amigo Renan, pela segunda vez iríamos nos encontrar na estrada. Foram 120 km de chuva, muita chuva, chuva sem parar.


Depois de subir a última ladeira do Pernambuco, já estava na Paraíba. No caminho tive que remendar um pneu, estava tudo molhado e achei que o remendo não tinha ficado bom, tive que parar em uma borracharia para fazer o serviço direito. Quando entrei tinha um senhor dormindo, ele acordou olhou para mim e disse: “Ei, você não é o rapaz que está dando a volta no Brasil de bicicleta, acabei de ver você na televisão, cadê seu parceiro??”, depois de um pouco de conversa o senhor ainda remendou outra câmara minha.

Até João Pessoa foram muitas subidas e descidas, cheguei exatamente 5 e 30 da tarde e fui direto para o bairro de Cabo Branco onde estava Renan. Cheguei encharcado e com todas bagagens molhadas, mas nada que um banho quente e uma máquina de lavar não resolvam.

Vista do Apartamento 
Praia de Cabo Branco

No outro dia o sol saiu e aproveitamos para dar uma caminhada, fomos até a praia do seixas, onde está localizado o ponto mais oriental do Brasil, a ponta do seixas. Próximo de lá está a Estação Ciência, projetada por Oscar Niemeyer. "Os espaços projetados por Niemeyer proporcionam o experimento científico e o contato com a cultura e as artes. Além da proposta cultural, a Estação se apresenta como ponto turístico e como o novo cartão-postal da cidade." ¹ O São João era em homenagem a Luiz Gonzaga e Marinês, e lá na estação ciência estava acontecendo uma exposição sobre a vida e a obra de Luiz Gonzaga.

Ponta do Seixas e a Estação Ciência
Junho é São João, e no nordeste o povo gosta, em muitas cidades ocorrem as tradicionais festas, na capital não foi diferente. Demos uma volta pelo centro histórico e depois ficamos por lá para ver as festividades. Competição de quadrilha, muito forró, ciranda, shows, tinha tudo por lá.




Visitei outras praias no litoral sul, conheci no mesmo dia Coquerinho e Tabatinga. Coquerinho foi a que mais gostei, falésias com muito verde e uma água morna foram suficientes para eu me apaixonar pelo lugar, de cima da falésia ainda se tem uma vista maravilhosa de toda a praia.

Renan e Eu
Praia de Coquerinho
Praia de Tabatinga
Antes de deixar João Pessoa tive oportunidade de conhecer o que é considerado o maior são joão do mundo, a festa é na cidade de Campina Grande, localizada a 120 km da capital. Lá a festa realmente é diferente, vários palcos espalhados tocando forró o tempo inteiro e ainda 2 palcos principais onde o som também não para. Para se ter uma ideia do tamanho da festa, começa dia 1° de junho e vai até o dia 1° de julho. Passaram por lá grandes nomes como Elba Ramalho, Zé Ramalho, Genival Lacerda e muitos outros artistas forrozeiros.





Depois de me despedir de Renan que voltara para Goiânia, segui viagem rumo ao nosso 11° estado, o Rio Grande do Norte.

Fonte: ¹ - http://pt.wikipedia.org/wiki/Esta%C3%A7%C3%A3o_Cabo_Branco

Nenhum comentário: