domingo, 5 de agosto de 2012

Praia da Pipa

por Diego Minduim

Saí de João Pessoa as 5:30 da manhã e só cheguei na Praia da Pipa 5:30 da tarde, foram 157 km pedalando sozinho. Os primeiro 130 km até Goianinha foram tranquilo, depois que começa uma estrada cheia de curvas, sem acostamento algum e igual uma montanha-russa subindo e descendo. Foi a maior distância que pedalei em um dia, mas quando cheguei tudo valeu a pena.

Chegando em Pipa bem cansado...

... e sendo recepcionado por isso.

O lugar é maravilhoso, as praias são maravilhosas, a balada é boa e a paisagem incrível. Muito verde, muitas falésias, piscinas naturais, muitas ondas, pôr-do-sol e até golfinhos podem ser vistos na Praia da Pipa. Um banho nas praias da Baía dos Golfinhos e também na Praia do Madeiro, que pra mim são as mais lindas de lá e uma das mais lindas de toda viagem, é incrível, ainda mais nadando a uma distância tão pequena de nossos amigos marinhos. Lá em Pipa tem a Praia do Amor, de cima da falésia dá para ver um coração na praia, também a Praia do Centro, com bares, restaurantes, piscinas naturais e algumas falésias. Todas as praias em Pipa são lindas, sem exceção.

Praia do Madeiro
Baia dos Golfinhos
Baía dos Golfinhos

Praia do Amor
Praia da Pipa
Chegando lá conheci dois mineiros Mauro e Laís, ai pronto já estava em casa. Passei alguns dias com eles na pousada e depois fomos para uma casa que aluguei com o André e o Ary. Reencontrei o André alguns dias depois, o próximo a chegar foi nosso grande amigo Ary Neto, passou 10 dias conosco por lá e nos fez lembrar um pouco da linda Goiânia. Chegamos a ficar os 5 na casa sem problema algum, a casa não era muito grande mas era deliciosa e aconchegante, muito verde ao redor da casa, uma área de churrasco, rede na varanda e sempre recebíamos as visitas do coelho da vizinha, de beija-flores e saguis. Era ótimo dormir naquele quarto, todo escuro e sem nenhum barulho. Tirando que no último dia antes de ir embora eu furei o congelador com a faca, foi tudo maravilhoso... “não descongele o freezer com objetos pontiagudos”, claro que eu sei, rááá quem não sabe disso, enfim... acontece, esteja preparado para desembolsar uma nota, foi terrível, pelo menos nunca mais faço isso.

Casinha
ilustres visitantes

Varandinha
A geladeira que eu botei para dormir...
Nós 5 fomos a praia algumas vezes, sempre com as raquetes de frescobol, acho que todos melhoraram seus desempenhos né, jogávamos muito. A noite era padrão, cervexinha e cachaxinha, de vez em quando lembrávamos de comer alguma coisa, um dia fiz uma moqueca de peixe que achei deliciosa, o povo gostou também, juntou com o arroz mineirinho da Laís e com muita salada virou uma refeição e tanto.

Indo pra praia
Mauro, Laís e André
Passamos ótimos dias juntos, os mineiros foram embora primeiro e o Ary ficou mais alguns dias. Fizemos alguns passei pelo litoral, conhecemos Sibaúma, Barra do Cunhaú e Tibau do Sul, onde está localizada a lagoa de guaraíra. Lá em Tibau rola um pôr do sol incrível por trás da lagoa, no encontro da lagoa com o mar tem sempre uma galera praticando kytesurf, no Rio Grande do Norte essa época venta bastante. Quem falou para nós do pôr do sol foi a Mariana irmã do Ary Neto, ela estava de férias com o namorado André e nos encontramos na Praia do Amor, depois da praia fomos até o cruzeiro ver outro pôr do sol fantástico. Quando fomos para Barra do Cunhaú voltamos pedalando pela estrada costeira, um visual sensacional até o chapadão, de lá uma vista maravilhosa da praia do amor, passar por essa estrada é sem palavras.

Pôr do sol na Lagoa em Tibau
Chapadão

Estrada para Barra do Cunhaú
Será que rola o jump... hahahahaha
Pôr do sol no cruzeiro, André, Mariana, Ary, Diego e André

Em Pipa conhecemos dois goianos que moram lá, o Juninho e o Fabrício kuet, sempre nos encontrávamos entre praias e baladas. Antes de o Ary ir embora chegou uma galera de Pernambuco, Leo, Rapha, Carol, Duende e Carol, ficamos todos na casinha, apesar de passarem poucos dias foi ótimo a companhia de todos, e mantendo a tradição partimos pro churrasco com muita caipirinha. A Rapha ainda passou as manhãs de fazer uma birita de pitú com maracujá que fica uma delícia.

Reunião na varanda
Eu e o Duende
Galera

Depois que todos foram embora estávamos novamente eu e André, aonde íamos levávamos o violão e a escaleta, sempre em busca de um lugar pra tocar. Diferente de Porto de Galinhas, em Pipa não tivemos muito sucesso, um dia fomos tocar na rua e um carro atropelou a capa da escaleta que estava sem nenhum real, por sorte não quebrou. Em uma das noites acompanhamos alguns artistas de rua que estão viajando há algum tempo, já havíamos nos encontrando no Pernambuco, dessa vez eu e o André fizemos uma música enquanto eles faziam as apresentações com seus malabares, galera tá de parabéns, mandam muito bem.

Explodindo pro sucesso
Fazendo um som e o visual incrível

Após um mês na Praia da Pipa tivemos que engolir o choro e partir rumo à cidade grande, nosso próximo destino era Natal. Com muita tristeza nos despedimos da Pipa e seguimos viagem mais uma vez. ‘A vida é igual andar de bicicleta, se parar de pedalar cai... ’