sexta-feira, 8 de junho de 2012

Porto de Galinhas



Porto de Galinhas
 Saímos de Tamandaré sentido Porto de Galinhas e passamos na belíssima Praia dos Carneiros no caminho para conhecê-la e pegar um pouco de água. É uma praia bem diferente já que tem um arrecife bem longo que proporciona um mar bem calmo e transparente para os turistas locais. Enchemos os cantis e seguimos pedalando. Em uma parte da rodovia tinha uma placa sinalizando dois caminhos para lá.

Praia dos Carneiros
Perguntamos a um cara dirigindo um trator e ele nos indicou o mesmo caminho que ele iria pegar. Seguimos o mesmo e então Diego pegou uma carona com ele e eu rapidamente consegui tirar a câmera da mochila para filmar uma rabeira até outra encruzilhada por onde o trator seguiria no meio de um canavial. Ele disse que cortaríamos um belo caminho se pegássemos carona com ele. Como os canaviais são locais propícios a assaltos e coisas do gênero, colocamos as bikes em cima do trator que servia de transporte de cortadores de cana e seguimos com ele. Pouco mais de 15 minutos e ele parou para nos indicar o restante do caminho que faríamos pedalando.

Trator neles
Seguimos e logo no final de uma subida um motoqueiro parou para nos alertar que naquela estrada tinha tido um assalto no dia anterior. Aceleramos, pegamos a rodovia novamente e em meia hora chegávamos em Porto de Galinhas. Tínhamos reservas na Pousada Morada Azul e mal começamos a procura-la e rapidamente a encontramos na entrada da cidade com sua fachada azul oceano. O dono, José Luiz nos concedeu uma cortesia no maior quarto da pousada por tempo quase que ilimitado por ter simpatizado com o nosso projeto. Mineiro bão com vastos conhecimentos indígenas, disse que conhecia alguns locais que passamos em minas e inclusive nos deixou com uma pulga atrás da orelha quando nos disse que dormimos em um local de guarda no meio do mato em Conceição do Mato Dentro em Minas Gerais. Pelas fotos ele localizou o local e disse que era um Guardião da região, e segundo ele, não ficamos ali por acaso.

Pousada Morada Azul

Pousada Morada Azul

 Ambientalista, nos fez entender o processo de industrialização desenfreada que ocorre no local com o desenvolvimento comercial do Porto de Suape e nos mostrou toda a cidade de cima de uma montanha onde fica um famoso Baobá, árvore de origem africana que tem como característica um tronco bem grosso onde ela armazena água. De vários pontos da cidade é possível ver a árvore que segundo ele, é a guardiã da região. Junto com o Zé fizemos um churrasco, pintamos uma área no fundo da pousada e trocamos várias ideias sobre a cultura indígena que mudou sua vida. Foram momentos únicos, um grande abraço amigo.

Baobá - Porto de Galinhas

Diego, Zé e Baobá

Em uma noite tivemos a oportunidade de mostrarmos nosso som no meio do show de uma dupla de argentinos; Juan e Damian. O pessoal gostou bastante e então marcamos de nos encontrarmos em sua casa para trocarmos um som. Eles foram bastante simpáticos e juntos fizemos um pequeno repertório para executarmos na cidade. A dupla e Romi, a bela namorada de Juan, moram de aluguel em Maracaípe, cidade a poucos quilômetros de Porto de Galinhas, onde trabalham com mergulho.

Japa em Maracaípe
Onde foi gravado o clip da Lama ao Caos - Chico Science

Maracaípe
 
Junto com eles e o carioca Tiago vulgo Japa na percussão, tocamos diversas vezes em bares, galerias e na rua, sendo os locais de maior destaque o Giroska bar da simpática Gilmara que nos abriu as portas cinco vezes e o Espaço Armorial que sempre rolava uma energia fantástica. Foi uma experiência muito positiva para nós ter conseguido fazer um pequeno pé de meia musical na paradisíaca Porto de Galinhas. A praia antigamente chamava Porto Rico, pois em seu passado colonial era recheada de pau-brasil. No auge da escravidão no Brasil, era o principal ponto de comércio de escravos ilegais no nordeste brasileiro. Muitas vezes, os negros chegavam escondidos embaixo de engradados de galinhas d'angola, daí a origem de seu nome.

Explodindo pro sucesso

Led Zeppelin em Pernambuco
Vibe total - Espaço Armorial

A praia possui um dos maiores recifes de corais do mundo e por isso abriga inúmeras agências de mergulho que mesmo em baixa temporada, desenvolve intensamente suas atividades por lá. Um dia fomos nadando para uma piscina natural próxima e conseguimos tirar umas fotos submersas para mostrar a riqueza do ecossistema da região.

Abrindo o olho debaixo d'agua salgada

Mindu até debaixo d'agua
 Ficamos 17 dias em Porto de Galinhas e além de ficarmos na Pousada Morada Azul, também dormimos uma noite na belíssima Pousada Marambaia e duas noites na Pousada Iandê onde fomos tratados da melhor maneira possível pela dona e sua equipe profissional. Também conseguimos abrigo na casa do Japa que mora com o casal curitibano José e Micheli. Juntos jantamos, nhoque, panquecas, sopa de cebola, chuchu assado recheado, frango ao molho com sobremesas especiais feitas pela Micheli, cozinheira de mão cheia. Em uma das noites trocamos experiências escolares de bagunças e mal feitos no passado e José liderou nossa disputa quase empatando com o Japa. Grande abraço amigos, vocês foram muito bacanas com a gente.
Pousada Marambaia - Porto de Galinhas

Pousada Marambaia - Porto de Galinhas
No nosso penúltimo e melhor show na cidade, fomos surpreendidos pela apresentação de um mestre de kung-fu que fez uma incrível apresentação com espadas de samurai. No meio de movimentos perfeitos de Tai Chi Chuan ele jogou pequenas pedrinhas para o alto para parti-las ao meio com a espada. Muito impressionante! Em outra oportunidade pude conhecer melhor o Wilder, que trabalha com cinema, e até tive a oportunidade de fazer uma aula de Kung-Fu junto com o japa meia-noite na praia. Começamos com alongamentos excelentes para as costas doídas de um cicloturista e depois tivemos aulas valiosas de autodefesa. Me senti o próprio Bruce-lee do cerrado. O cara é pura disciplina, passou 12 horas por dia durante uma vida estudando artes marciais. Grande abraço Wilder, quando terminar o DVD com os alongamentos mande uma cópia que eu divulgo por aqui.



Seguimos viagem para Recife...

4 comentários:

Nathalia Becho disse...

Oi meninos! Não sei se vão lembrar de mim.. Eu e meu namorado ficamos amolando vocês em porto de galinhas depois de um showzinho de vocês.. o casal mineiro, lembram?
Poxa, queria a foto que tiramos aquele dia! Como faz?
Tô acompanhando o blog e, como já tinha dito, adorei o projeto! Quando vierem fazer a turnê por Minas avisem!! hehe.
Boa sorte pra vcs! Bjão!
Nathalia Becho

Pedalar é Preciso disse...

Claro que lembramos =D, maravilhoso encontrar vcs, quem sabe não nos encontramos pelo Brasil a fora novamente, e se formos para Minas avisaremos sim. As fotos estão nesse álbum https://picasaweb.google.com/113274991139736552924/48PortoDeGalinhas
se não encontrar me avise... beijos e abraços

Tiago "Japa" disse...

Q massa brother!!! Foi um grande prazer ter vivido esses momentos com vcs, na verdade por muito pouco q eu não pego a minha bike sigo com vcs... haha
Mas blz, ainda vamos tirar muito som juntos e vcs tem q fazer um mergulho comigo e ainda temos uma tournê pela Europa, ou seja, ainda vamos nos ver muitas vezes galera!!!
Saudades de vcs já...
Sigam com Deus e acredite, o Universo está sempre conspirando a nosso favor!!!
Abração Chola 1 e 2!!!
HAHAHA

B. disse...

adorei as fotos aquáticas!! EU QUERO.
Parabéns queridões!