segunda-feira, 5 de março de 2012

Rio Caraíva
 Por André Roriz

Cheguei em Caraiva com bike, mala e tudo para atravessar o rio de canoa. Arrumei minha bagagem o mais rápido que pude para conseguir pegar a primeira, que só consegui porque o remador voltou para me levar. Depois de 4 dias vivendo na Br-101 e seus postos de gasolina terríveis, a sensação de estar entrando de barco no paraíso se elevava a máxima potência.

Chegando em Caraíva
Ônibus para Caraíva

Atravessando o Rio Caraíva
Cheguei e fui atrás de um camping na rua principal da vila com menos de 1000 moradores espalhados na esquina do encontro do rio Caraíva com o mar. Consegui duas cortesias no camping mais charmoso da cidade. Muitas árvores, cozinha comunitária, banheiros separados e uma galera muito massa. Eu não tinha certeza se o Diego estaria na vila pois sua família estava hospedada em Arraial d’Ajuda a poucos quilômetros dali e ele poderia estar com eles. Lá não pega sinal de celular exceto em pontos específicos e da operadora VIVO.

Conheci um candangotranquilão que morava em Arraial e fomos para o mar. Quando a maré desce a água escura entra no mar que fica bicolor, e quando sobe a água salgada se mistura com a mais quente do rio. O resultado são duas opções de praia; doce e calma, salgada e agitada, no mesmo local.

Praia Caraíva
 De noite conheci duas paulistas que planejavam conquistar o mundo. Patrícia e Verônica. Muito simpáticas e belas estavam também recém chegadas no Universo Caraiva. Conversamos bastante e no final de nosso encontro elas não quiseram me acompanhar para o forró do Pelé. Muito massa chegar só num local e interagir com várias pessoas em um curto espaço de tempo; senti uma serenidade muito positiva naquele local. As pessoas de fácil acesso e prontas para trocar suas experiências de vida.

Galera de Caraíva
 E nada de achar o Diego, imaginei que ele estaria em Arraial. Mas enfim nos encontramos no dia seguinte por acaso no Boteco do Pará. Ele e sua namorada Cindy, que nos levou de encontro a sua cunhada Clarinha e o amigo Fred. Muito bom o reencontro com o grande parceiro e com os amigos de Goiânia, um grande abraço a todos. Colocamos as risadas em dia e nos preparamos para comer o rango da Clarinha. That´sgreat. Lual na praia, risadas, música, cerveja gelada, amizade, juventude e liberdade.

Boteco do Pará - Ponto dos mentirosos
 Também conheci outros paulistas que acamparam no segundo camping que fiquei com os amigos. Luiz, Patrícia e Cica, juntos fomos á praia várias vezes, passamos a virada do ano novo e trocamos risadas. Grande abraço a todos, um dia nos encontramos na selva de concreto e aço ou em qualquer outro lugar.

Luiz, Patrícia e as brazilienses
Em Caraiva você consegue ver um turismo recheado de pessoas com uma situação financeira privilegiada, mas sem muita ostentação, sem hierarquias particulares, sem carro, sem preocupação e com vontade de escutar um som interessante e dançar qualquer coisa que aproxime dois corpos. Gostei muito de passar a virada de ano naquela maravilha. Conheci também um mineiro que já rodou o brasil todo vendendo seus produtos artesanais e tive a oportunidade de filma-lo tocando seu dirididum, um instrumento feito de tora de madeira oca.

Mineiro e seu Didjeridu
 Perdi meu chinelo no dia que encontrei o Diego e estava sem nenhum real no bolso. Passei vários dias sem gastar nem um real e descalço. Até que os amigos de Goiânia Maurício, Ary e Evatir chegaram de Goiânia e puderam me emprestar algum. Tomava banho descalço e já saia andando na areia com o pé sujo novamente, fiquei nessa até chegar em Arraial e comprar uma havaianas. Neste tipo de viagem você realmente dá valor a pequenas coisas como uma chinela de borracha, uma camiseta limpa, um colchão inflável. Eu ter perdido meus adesivos na rodovia antes da última carona para Bahia me atrapalhou muito, pois cheguei sem dinheiro e sem possibilidade de fazer dinheiro. Mas no final das contas tudo se acertou bem.

Evatir, Ary, Murigas, André

Centro de Caraíva
Rio Caraíva
Descendo o rio Caraíva de prancha

Rua principal de Caraíva

Meio de transporte
Caraiva foi um dos melhores lugares da viagem, e onde encontramos muitas pessoas bacanas que esperamos reencontrá-las nesta vida cheia de caminhos. Dia 02 de janeiro arrumamos nossas coisas, atravessamos o rio Caraiva e segui de bike para a praia do espelho enquanto os amigos foram de carro. De lá segui mais 60 km para Arraial D´Ajuda onde hospedaria na casa que a família do Diego alugou para o veraneio.

por Diego

Depois de estabelecido em Arraial d’Ajuda, ficamos lá 4 dias esperando a Clarinha chegar (irmã da Cindy). No dia que ela chegou encontramos também o Fred, amigo de Goiânia que já esperava encontrar na Bahia. Partimos no outro dia cedo rumo a Caraíva.

Logo que chegamos atravessamos o lindo rio Caraíva e sem muita demora alugamos uma casa para passar 11 dias no paraíso. A cidade é linda, a praia é linda, o povo é bom, um lugar perfeito.

Caraíva

Nós 4 decidimos ir para Trancoso caminhando pela praia, 32 km só de areia. Saímos com a maré seca e depois de 3 horas caminhando chegamos na famosa praia do Espelho, linda e com água quente... ahhhh Bahia.... Ficamos um bom tempo na praia do espelho e logo seguimos caminhando, eu e o Fred levamos 2 mochilas com bastante coisa pois sabíamos da necessidade de passar a noite a beira mar.
Saindo pra caminhada

Primeira ponta
Fred, Clara, Cindy e Diego
Praia do Espelho
Chegamos em uma praia chamada Rio dos Frades, ali passa um rio que se atravessa só de barco. Conversamos com um pescador da região, muito simpático e tranquilo que deixou nós montarmos as barracas em sua casa e ainda liberou o fogão para fazermos nossa janta. Acordamos cedo, pegamos uma carona de barco com o pescador para atravessarmos o rio e continuamos andando. Essa hora foi mais difícil porque a areia estava fofa e já estávamos cansados do dia anterior. Devagar e sempre, parando pelas praias, chegamos em Trancoso umas 2 horas da tarde, corremos para almoçar e pegar o ônibus de volta para o paraíso. Um passeio maravilhoso.

Uma das lindas praias da Bahia
Acampamento no Rio dos Frades

Trancoso - Praia dos Coqueiros
Depois de dois dias descansando da caminhada decidimos alugar caiaques para subir o rio remando. Fomos até um lugar chamado prainha, remamos muito e mais uma vez estávamos cansados, mas agora os músculos desgastados eram outros. Dia seguinte estávamos indo para praia e quem eu encontro no caminho... o grande parceiro André, depois de 25 dias separados nos reencontramos, noite maravilhosa.

Reencontro
Dia 28 eu, Cindy e o Fred deixamos a Clarinha em Caraíva e voltamos para Arraial para encontrar minha família que acabara de chegar na Bahia. Meu pai, minha mãe, irmã, cunhado e os 2 filhos, tia, tio e 4 primos, todos foram passar uns dias em Arraial.

A Bahia foi o lugar dos encontros, agora foi a vez dos amigos Ary, Maurício e Evatir, estavam viajando pela Bahia e era certo nosso encontro. No dia da virada encontro com mais 4 de Goiânia, Ramon, Buxexa, Vitim e Zé, surpresa maravilhosa, goianada em peso. Quando passamos por Diamantina em Minas Gerais conhecemos a Paty e falávamos que estaríamos em Caraíva, outro encontro certo. Um grande abraço para todos que encontrei.

Eu e a Paty

Buxexa, Vitim, Zé e Ramon

Ficamos até o dia 2 em Caraíva e partimos para Arraial eu, Cindy, Clara, Ary, Maurício, Evatir e o André que foi de bike. Fiquei mais uns dias com todos e logo estávamos somente eu e o André novamente, agora com a Érika que tinha chegado do Rio.