terça-feira, 29 de novembro de 2011

São João Del Rey - Tiradentes

Tiradentes
Chegamos em São joão Del Rey e como de praxe fomos procurar nossa próxima casa temporária e pela experiência cicloturística, fomos atrás dos estudantes. Pedalamos próximo a UFSJ e logo encontramos dois futuros jornalistas que nos acolheram muito bem. Demos uma volta para procurarmos uma loja de informática para arrumar a tela quebrada do Notebook e de noite saímos com os amigos do ..... Um cara foi assaltado e perdeu o celular. Ligaram para polícia que demorou para registrar a ocorrência, demorou para chegar no local e refazer a ocorrência e foram embora levando a esperança do homem assaltado.

São João Del Rey
Conhecemos o Museu da Força Expedicionária Brasileira na 2ª Guerra Mundial e nos aproximamos da maior barbárie de todos os tempos. Armas, equipamentos e indumentárias usados pelos soldados do  11º Regimento de Infantaria de São João del Rey.  Eles Desembarcaram na Itália em novembro, e tiveram o segundo maior número de baixas da FEB; 134 homens. Se compararmos com os mais de 25 milhões de mortos soviéticos dá para se ter uma noção de nossa participação contra os regimes totalitaristas da época.

Praça Tiradentes
No outro dia acordamos e fomos direto para rodoviária pegar um ônibus para conhecer a cidade de Tiradentes. Famosa pela igreja mais rica em ouro de Minas Gerais e uma das mais bonitas do Brasil, teve sua fachada modificada em 1810 por Aleijadinho e fica na parte mais alta da cidade.

Tiradentes vista de cima

Matriz de Santo Antônio

A Igreja do Rosário, feita de pedra pelos escravos em 1708, chama atenção pelas imagens de santos negros ocupando lugares privilegiados. Em seu interior estão presentes símbolos do catolicismo e do candomblé mostrando o sincretismo religioso brasileiro.

Igreja do Rosário

Tiradentes é uma cidade, onde foram filmadas algumas novelas e mini-séries seríssimas como a Hilda Furacão pela rede Globo, que tem presença forte por lá. Muitos atores tem casas e terrenos na cidade que também é palco de diversos festivais como o de Gastronomia, de Jazz, cinema, motos Harley Davidson, fuscas antigos etc..

Caminho casa na Serra
Lá dormimos na casa no pé da Serra da prima de Elisa que nos hospedou em sua casa em Lagoa Santa, a Jó. Ela foi muito bacana com a gente e no dia em que nos conhecemos conversamos tanto que acabamos dormindo em sua casa na primeira noite.

Thi em seu ateliê
Marchetaria
A Jó tem uma loja de brinquedos educativos na cidade, Maria Fumaça http://mariafumacabrinquedos.com.br/, e seu marido o grande Thi trabalha com marchetaria em seu ateliê no fundo da casa. Cinquentão muito mais rock and roll do que muitos jovens hoje em dia, nos acompanhou em inúmeras conversas em nossa estadia na cidade. Sua obra principal sobre a Igreja Matriz está exposta no centro cultural da cidade e foi a que mais mexeu comigo. Outras obras que vimos foi na parede da Pousada 3 portas onde fomos convidados para comermos o melhor café da manhã da viagem. Very good.  Um grande abraço ao Thi e a Jó, esperamos retribuir um dia tamanha gentileza.
Lanche Pousada 3 portas

Grande Thi

Marchetaria Igreja Matriz
Casa na Serra
Luz

Aproveitamos para vendermos vários adesivos na cidade, já que o turismo lá é de peso no bolso. Em uma hora vendemos mais de R$ 100,00, trabalhar não é preciso, por enquanto, mas não quer dizer que não precisamos que o leitor visite o link IMPORTANTÍSSIMO de nosso site. A vaquinha... Aliás precisamos de comprar mais adesivos, um notebook, uma GoPro, peças de bike e a etapa litoral com certeza será bem mais dispendiosa. “Me ajude a te ajudar.”

Os cupins
Tiradentes, com pouco mais de 10.000 habitantes, fica aos pés da imponente Serra de São José e é um dos centros históricos da arte barroca mais bem preservados do Brasil, por isso foi proclamada patrimônio histórico nacional em 1938. Conheçam-na.
Fonte onde atriz global nadou nua