terça-feira, 29 de novembro de 2011

Estrada Real - Lavras Novas - Congonhas


Foi difícil largar Ouro Preto, mas depois de 9 dias conseguimos e seguimos viagem. Acordamos meio ressaqueados por causa do rock que rolou e saímos a tarde. Depois de atravessarmos mais uma serra chegamos ao distrito de Lavras Novas, famoso pelo seu ambiente tranqüilo e suas cachoeiras. Conseguimos um ótimo jantar e fomos dormir em uma casa abandonada na beira da estrada, bem cedo já estávamos de pé.
Lavras Novas


Caminho para Lavras Novas

Seguimos pela estrada real até o distrito Chapada. Esse trecho não passa carro, é feito todo em uma trilha, foi bem difícil essa parte para nós devido ao peso das bikes. Mas quando chegamos na parte de cima e começos a descer tudo valeu a pena, uma das vistas mais lindas da viagem, de longe avistávamos a Serra de Ouro Branco. Chegamos na Chapada e fomos procurar uma cachoeira e encontramos somente o rio, almoçamos na beira do rio e logo seguimos viagem.





Dessa vez dormimos em uma cidadezinha chamada Itatiaia, no alto da serra. Acordamos debaixo de chuva e esperamos ela passar, seguimos viagem e depois de subirmos uma serra gigante começamos a descer sem parar, bem perto de Ouro Branco a chuva nos pegou, sorte que logo a frente tinha um posto. Nesse posto encontramos um pessoal muito legal, a moça do posto nos ofereceu comida e conversamos muito com 2 rapazes que estavam lá.

Decidimos ir até a casa de Tiradentes, um ponto de apoio para os inconfidentes no meio da Estrada Real, entretanto a casa estava fechada, não conseguimos entrar para conhecer. Nesse parte estávamos andando pelo Caminho Novo da estrada real, seguimos então para o Caminho Velho pegando uma rodovia de asfalto e chegando até a cidade de Congonhas.

Casa de Tiradentes
 

A cidade é conhecida principalmente pelas obras de Aleijadinho na porta da Basílica. Ele esculpiu em pedra sabão 12 profetas: Amós, Abdias, Jonas, Baruc, Isias, Daniel, Jeremias, Oséias, Ezequiel, Joel, Habacuc e Naum. É uma das maiores preciosidades artísticas no Brasil, o problema é o descuido com a obra. Por ser feito de pedra sabão e estar exposto do lado de fora da igreja, os profetas estão um pouco desgastados, ainda mais que foi finalizada em 1805. A cidade já tem o projeto de um museu para guardar a obras e expor suas réplicas. Em Congonhas ficamos em um lugar chamado Romaria, existe um museu lá dentro e outros departamentos do município. Por causa da chuva ficamos lá 3 dias. Conhecemos o guarda noturno chamado André, muito gente boa, conversamos bastante e até tocamos algumas músicas.









Quando saímos de Congonhas, seguimos direto para Pequeri, uma cidade bem próxima, a estrada estava tranqüila e pensamos que iria ficar assim. Quando passamos a cidade a coisa complicou, muito lama na estrada, tivemos que empurrar as bikes em vários trechos. Antes de chegarmos a São Brás do Suaçui, pegamos um pedaço da estrada real que não passa carro, uma trilha bacana por dentro da mata. Esse trecho exigiu muito das bikes. Almoçamos em São Brás do Suaçui, tiramos algumas fotos da igreja e seguimos viagem pela estrada real.





Essa parte estava sem condições de seguir por causa da lama, logo desistimos de ir pela estrada de terra e finalizamos o caminho até Entre Rios de Minas pelo asfalto. Jantamos e dormimos em um posto na beira da rodovia. De manhã fomos até a padaria e de lá seguimos para Lagoa Dourada, famosa por seus rocamboles. Quando passamos Lagoa Dourada continuamos pelo asfalto, devido ao mal tempo, e pegamos um trecho tranqüilo, sem muitas subidas e uma parte bem plana, assim, logo estávamos em São João Del Rei.

3 comentários:

Eder Careca disse...

Não desanimem guerreiros de bikes! Nessa época do ano vocês encontraram lama em alguns trechos da estrada!
“Desprenda seus olhos do chão... Mesmo cansado e coberto de suor, a terra lhe sacia a sede dos lábios ou da pele. Dirija seu olhar ao horizonte..
. Agradeça essa dádiva”.
Obviamente que viram essa frase lá em Entre Rios, em um dos marcos da Estrada Real, mas com essa dificuldade da estrada é sempre bom refletir um pouco né não?
abração intão!!!!

André disse...

Valeu Eder pelo apoio.. Já fez a estrada real?

Rossana disse...

FORÇA NA PIRUCA, GAROTOS!!!
HJ DEI UMA AJUDINHA LÁ NA VAKINHA!!!
SUCESSO!!!!!!
BEIJOS
ROX