domingo, 2 de setembro de 2012

Riachuelo - Assú - Mossoró


Seguindo para Assú
Ficamos 25 dias em Pipa pedalando muito pouco, andamos cerca de 60 km para Natal onde ficamos mais 20 dias parados. Dia 19 de agosto pegamos estrada novamente com destino ao paraíso cearense Canoa Quebrada. Foram 370 km de pedal e sentimos bem a volta aos trabalhos. Começamos a perceber uma mudança na vegetação onde cactos e muitas pedras tomavam conta de uma paisagem esbranquiçada. Caatinga do tupi, caa (mata) + tinga (branca) = mata branca, é o único bioma exclusivamente brasileiro. Lá o nosso astro rei faz seu espetáculo sem nuvens e chuvas coadjuvantes, o que transforma o cicloturista numa poça de suor e protetor solar.

Caatinga
 Nossa primeira parada foi em Riachuelo, 105 km de pedal. Comemos em uma padaria e dormimos em um posto de gasolina. Estávamos ficando mal acostumados com pousadas e belos hotéis e novamente estávamos “na zela”.


 Dormimos cedo como duas pedras e acordamos com o frentista arrastando uma corrente pesada de metal bem cedo. Voltamos à padaria lanchamos e seguimos para a cidade de Assú, 140 km de calor. Lá ficamos numa pousada que a prefeitura conseguiu pra gente. Em Natal conhecemos a Milena do grupo de ciclistas Ponta Negra Bike, irmã do vice-prefeito da cidade que nos recebeu junto com o Secretário da Cultura. Jantamos juntos e no dia seguinte demos uma volta para conhecer toda a cidade de Assú. Conhecemos o maior lago do Rio Grande do Norte, onde comemos uma deliciosa peixada e fomos presenteados com a camiseta oficial do time da cidade. O glorioso Assú. Um grande abraço para a Milena e o pessoal de Assú, fomos muito bem recebidos na cidade.

Igreja Assú

Igreja Assú

Lago do Piató - Assú

Comportas do lago Piató - Assú

Lago do Piató - Assú
 Ás 14:00h seguimos para Mossoró uma das cidades mais quentes do Brasil onde ficaríamos na casa de um ciclista indicado também pelo grupo de bike de Natal. Muito sol e quando finalmente escureceu, meu pneu furou. De noite, rodovia não rima com miopia, enchi o pneu e segui pedalando até esvaziar umas três vezes até chegar ao posto de gasolina onde ligamos para o ciclista amigo. Pedalamos mais 10 km seguindo-o até sua casa totalizando 82 km de pedal. Um dia difícil. Conversamos bastante e quando fomos dormir os mosquitos não deixaram, pois resolvemos dormir de fora já que o calor era agudo. Entramos para um quarto ligamos dois ventiladores e capotamos.

Mossoró 
 Dia seguinte lanchamos e pegamos estrada em direção a tão falada Canoa Quebrada 88 km de expectativas bem positivas...

Nenhum comentário: